Relatorio
A RELAÇÃO DE QUALIDADE E O PREÇO DO CIMENTO NO MERCADO
Relatório técnico científico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Estatística, no Curso de Engenharia Civil, na Faculdade Uniamérica, para a prof. Luciana Paro Scarin Freitas
Foz do Iguaçu, 2018
RESUMO
Este trabalho teórico-experimental visa analisar a relação da qualidade e o preço no mercado da construção civil, de modo a verificar se os profissionais na área, ou qualquer outros demais, não somente da parte da construção civil, visa comprar o atual Cimento Portland, para seu devidos fins, pelo seu preço ou sua qualidade, e de que modo analisam suas características para chegar a devida aquisição. Visa demonstrar também o passo a passo de como foram realizados os procedimentos adotados para elaboração do processo de pesquisa de campo e online, usando aplicativos decorrentes da área de estatísticas.
Palavras-chave: Cimento, construção civil, estatísticas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------5
2. METODOLOGIA--------------------------------------------------------------------------------6
2.1. Objetivos---------------------------------------------------------------------------------6
2.2. Definição de público alvo------------------------------------------------------------6
2.3. Modalidade da pesquisa, método e técnica de coleta de dados----------6
2.4. Processo de amostragem e tamanho da amostragem----------------------6
3. RESULTADOS-----------------------------------------------------------------------------------7
1. INTRODUÇÃO
O cimento é uma das matérias primas que caracterizam a força econômica de um país. Segundo o presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), “o cimento serve como indicador antecedente da atividade da economia, e é usado por diversos organismos públicos, como Banco Central, secretarias de planejamento, bancos de investimento e consultores”
O presente relatório técnico apresenta os resultados da pesquisa: Relação de qualidade e preço do cimento no mercado. Desenvolvidas em campo e online. A pesquisa de campo, realizada no dia 02 de Novembro de 2018 no centro da cidade de foz do Iguaçu, mais precisamente em alguns pontos estratégicos da avenida brasil, ponto estes com a maior movimentação de pessoas, contou com a presença de todos os nosso grupo, acadêmicos de engenharia civil do 4º período, pré-estabelecido em sala pela prof. Luciana Paro Scarin Freitas, grupo este formado pelos alunos Filipe, Michel, Erick e Thiago.
Serão apresentados os principais aspectos metodológicos referentes às pesquisas. Inicialmente serão descritos os procedimentos de amostragem, os processos de preparação e realização da coleta de dados. Também serão descritos os procedimentos de controle de qualidade da coleta de dados, processamento das informações e análises estatísticas dos dados.
1. METODOLOGIA
1.1. Objetivos
O estudo teve por objetivo geral, verificar se no âmbito da compro do cimento Portland, o que os clientes levam em consideração, se é a qualidade do cimento ou o preço.
2.2. Definição de público alvo
Em campo: População maior de 16 anos, que tenham conhecimento básico sobre o cimento ou a área da construção civil.
Online: Amigos e pessoas diversas das redes sociais, Facebook, Whatsapp e Blogs diversos, que tiveram acesso ao link de pesquisa e puderam contribuir com nossa atividade acadêmica.
2.3. Modalidade da pesquisa, método e técnica de coleta de dados
O presente estudo foi realizado através de uma pesquisa de natureza qualitativa, pelo método de coleta de dados (pesquisa), com a ajuda do aplicativo “online” chamado SurveyMonkey e também com entrevista pessoal.
2.4. Processo de amostragem e tamanho da amostra
Foi aplicado para seleção da amostra um processo de amostragem aleatório de perguntas e múltiplas escolha.
Com um tempo limitado de 1h realizamos um total de 50 entrevistas.
3. RESULTADOS
Através do levantamento de dados (Tabela 1) se estabeleceu o resultado através do ponto de vista dos cliente, que no presente caso, levam em consideração a qualidade do cimento na hora da compra, pois pela sua concepção acham que com a melhor qualidade do cimento, mais tempo levaria para entrar em degradação, sendo assim a sua obra desproveria de um numero menor de restauração, assim economizando mais verba do que se tivesse levado o “mais em conta”.
Comentários
Enviar um comentário